Colonia EDP do Lima
- Arcos Tour

- 31 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2024

Remontando ainda a tempo de Monarquia, na encosta da Serra Amarela, a história do encoramento do Lindoso no Vale do Lima, inicia-se a 1905 com anteprojeto para a exploração hidráulica, com a antiga hidroelétrica do Lindoso. Quase 1 sec. depois, em 1992, inaugura-se a barragem do Alto-Lindoso, a mais potente de Portugal na atualidade, e em 1993 inaugura-se também, a barragem de Touvedo.

Face a estas construções, naquela altura dependentes de grande mão de obra, na margem esquerda do Rio Lima, ergueu-se a colonia da EDP, uma espécie de “vila”, caracterizada por infraestruturas destinadas aos seus trabalhadores e familiares.

Foram construídos bairros, escola, pousada, capela privativa, refeitório, posto médico, complexo cultural e desportivo, piscina, campo de férias, campos de jogos, sala de espetáculos, com cinema e bar, sala de jogos, e biblioteca, sendo a EDP a suportar os custos do abastecimento gratuito de água e luz. Paralelamente, foi também desenvolvido um ecossistema económico como cafés, restaurantes, comercio local, entre outros.

Na atualidade, as infraestruturas encontram-se em utilização total, parcial, ou tomadas pela vegetação e degradação (ao abandono).
Quem sabe no futuro, toda esta zona com um forte potencial ligado ao turismo industrial, se torne um ponto de passagem obrigatório.



















.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)